Macroeconomia Aberta

A disciplina

Como a condução da política econômica é influenciada pelo ambiente monetário internacional? Qual é o impacto de choques de energia, de demanda externa e de expectativas na economia doméstica? Quais as diferenças entre as crises cambiais dos anos 1990/2000, a Grande Crise Financeira de 2008 e a crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19? A disciplina tem por objetivo estudar o comportamento das flutuações econômicas a partir de modelos de macroeconomia aberta que auxiliem a(o) aluna(o) a entender a conjuntura doméstica e internacional, através da resposta dessas e de outras perguntas, com foco na análise dos impactos da mobilidade do capital e na dinâmica da taxa de câmbio frente às restrições impostas pelo trilema mundelliano. Ao final da disciplina, a(o) aluna(o) terá trabalhado com modelos macroeconômicos que a(o) auxiliarão na compreensão da condução da política econômica de curto prazo e da conjuntura econômica em economias abertas. Para tal, a disciplina é dividida em duas partes. A primeira parte apresenta o ferramental teórico para análise do comportamento da taxa de câmbio no curto e longo prazos, bem como um modelo simples de economia aberta para discussão da condução da política monetária e fiscal. A segunda parte será dedicada ao estudo de crises econômicas (crises cambiais, a crise de 2008 e a crise da Covid-19) e de um modelo macroeconômico mais completo que contemple tanto o lado da demanda agregada, quanto o lado da oferta agregada.

Tipos de Aulas

O curso pressupõe uma abordagem ativa por parte dos alunos. Portanto, é fundamental realizar a preparação prévia para cada aula e a consolidação após as mesmas.

Nós trabalharemos com sete tipos de aula:

Livros

O curso está estruturado a partir do livro Macroeconomics de Charles Jones (a principal referência bibliográfica da disciplina). Os alunos encontrarão discussões equivalentes no livro de Macroeconomia de Olivier Blanchard e no livro de Macroeconomia de Gregory Mankiw, ainda que a abordagem em relação aos modelos pode diferir de um livro para outro. Dessa forma, há duas ressalvas a serem feitas. 

Finalmente, é importante notar que o livro do Jones trabalha com variáveis como "hiato do produto", ao invés do nível do mesmo. Abaixo as referências dos três livros para vocês se divertirem: 

[L1] Jones, C. (2016). Macroeconomics. New York, WW Norton & Company.

[L2] Blanchard, Olivier (2011). Macroeconomia. Pearson.

[L3] Mankiw, N. Gregory (2016). Macroeconomia. LTC.

Materiais das aulas